Genja Responde…

Ahh como eu adoro equipos! =D (foto roubada do http://dreaminvertical.wordpress.com)

Uma das coisas que eu mais gosto de fazer é pesquisar equipos de escalada. Pesquisar preços, pesquisar novidades, reviews técnicos, enfim, tudo que diga respeito a equipamentos de escalada me fascina. Não raro amigos me perguntam sobre um ou outro produto. Hoje vou postar um email que o Davi, que fez o último Curso oficina de escalada do cume. Ele me perguntava sobre quais seriam as melhores opções para ele, que, tendo um amigo na inglaterra, está pensando em comprar cadeirinha, solteira, mosquetões e ATC. Recomendei a ele alguns produtos diferentemente do que ele havia me solicitado, e tudo do mesmo site, que esta com preços razoaveis. Quando eu digo razoável, claro, comparando com os preços justos (as vezes nem tanto) praticados la fora. Se alguem perguntasse sobre comprar equipamentos aqui no Brasil HOJE, eu mandaria catar coquinho. É injusto. Bom, dando continuidade, vamos ao Genja Responde de hoje:

Davi Pergunta:

Ei Genja, o que voce acha desses equipos?

http://www.amazon.co.uk/Petzl-Charlet-Adjama-Harness-Medium/dp/B0026OO2RK/ref=sr_1_4?ie=UTF8&qid=1291059167&sr=8-4
http://www.amazon.co.uk/Quantum-70-10-Colour-Antracite/dp/B001QC52WC/ref=sr_1_6?s=sports&ie=UTF8&qid=1291059281&sr=1-6
http://www.amazon.co.uk/gp/product/B000P9ICDI/ref=s9_simh_gw_p200_d0_i5?pf_rd_m=A3P5ROKL5A1OLE&pf_rd_s=center-2&pf_rd_r=1414SSDPAYZ24Q81TQG1&pf_rd_t=101&pf_rd_p=467128533&pf_rd_i=468294
http://www.amazon.co.uk/Black-Diamond-Quicksilver-Screwgate-Carabiner/dp/B000AXRQ4U/ref=sr_1_cc_1?ie=UTF8&qid=1291059810&sr=1-1-catcorr

Só nao encontrei a solteira daisy chain e nem o mosquetão pro freio. Voce indica outras marcas ou essas tao legais?

Eu perguntei pro meu amigo se ele podia trazer uma corda, ele frescou, disse que já tava trazendo muita coisa pra mim e que blah blah pesada blah blah volume blah balh… Bom, nao pude reclamar.


David F. Neto

Genja Responde:

Mano, primeira coisa: mochila vc pode comprar uma curtlo, é a melhor marca nacional e é muito boa. A mochila é um puta trambolho pra qualquer um trazer, a nao ser que seja pra vir lotada de coisa. Segundo, vc pode comprar na barrabes e mandar entregar na casa dele. Ou na www.rockrun.com
Segue os links para apreciação:
http://www.rockrun.com/products/DMM-Aero-HMS-.html ESTE tipo de mosquetao deve ser usado com ATC. Nao deve ser usado para solteira. Este esta com custo beneficio excelente, e a loja é na inglaterra.
http://www.rockrun.com/products/Black-Diamond-ATC.html Esse Atc é o melhro custo beneficio que tem na minha opiniao, ele é sutilmente melhor que os outros que tem o mesmo estilao. Aqueles com buraquinhos, nervurinhas, etc.. sao bons, mas sinceramente….. Manda brasa nesse.
http://www.rockrun.com/products/Wild-Country-Ion-Screwgate.html ESTE tipo de mosquetao é para Solteira. Não Deve ser usado com o Atc. Vc pode usar a vida toda para esta finalidade, ele nao vai, e nao deve dar problema, mas geometricamente falando ele foi designado para outra função: Solteira e base. É o mesmo motivo do outro ser para atc e nao solteira. E o preço ta bom, se vc ta na duvida, pode comprar esses ítens de olho fechado.
Seguindo a linha de comprar tudo num lugar só, pode comprar a adjama, porem, a outra petzl do site acaba sendo um pouco mais confortavel, e esta 2 libras mais barata. Cuidado com o tamanho que a G da Petzl me da o aperto máximo, a M da o aperto maximo no ives… (ou seja, é extra-sized)… mas nao tem erro, pra vc acho que é M mesmo. Sinceramente eu vi essa aqui e achei o preço mto bom, a marca tradicional (famosa, de confiança), e me pareceu bonita e confortavel! ve o q vc acha, no seu lugar hj eu compraria esses itens, e a mochila compraria no Brasil.
Com relação a sapatilhas eu calço 43 brasileiro e tenho uma la sportiva “cobra” 42, uma “cobra” 41,5 e uma Venom 41. Pra vc recomendaria apenas um numero menor que seu pé, pois o Rafa comprou uma  La sportiva 42, e ele calça 42, e ta moendo o pé dele (mas é pq vc’s são iniciantes e alem da sapata lacear, o pé de vc’s depois acostuma, sérião). Se vc calça 39, pegue uma 38, e assim sucessivamente. Qualquer modelo, MENOS a Mythos, que tem historico de lacear horrores.

Sobre scarpa, pegue o mesmo numero que seu pé ou meio maior. O Beto calça 39 e talvez pra ele tenha que ser a 39,5. (ele tem uma 39 e fica TORANDO ele nao consegue usar mto tempo). Eu prefiro scarpa, acho mais confortavel e mais precisa, mas tambem o modelo q eu tenho é mto massa.

A mari comprou essa daqui:
Depois pergunta pra ela o que ela achou, de repente, o preço ta bom, e tem do 38 em diante, acho que vc calça mais q 39, certo? A sapata é de “INICIANTE” mas sinceramente pelo que eu vi na mao, parece 10x melhor que sapatilha nacional. Por outro lado, vc ja tem uma nacional, de repente pode pegar uma mais “agressiva” :p
Tipo essa:
(aliás, essa e a Stix são meus sonhos de consumo!) LEmbrando q se vc calça 40, compra uma 40 ou 40,5…. se calça 39 compra 39 ou 39,5…(mais pra 39,5) (isso para SCARPA, para la sportiva a regra eu ja escrevi ali em cima antes….
Bom, espero que faça boas compras!! E não esqueça minha Caloi!
E aqui termina o Genja responde de hoje! Deixa-los-ei com um videozinho muito interessante da La Sportiva sobre o “dia-a-dia” de alguns funcionários. Com certeza muito inusitado. Ei Scarpa!! Cade sua equipe de publicidade que eu não ouço falar de scarpa em lugar nenhum?! Se quiserem podem me contratar para ser garoto propaganda exclusivo Scarpa ok? Até paro de usar La sportiva (E snake tambem – kkkk – Ok, essa eu ja tinha parado mesmo) 😛
Ah! Não poderia terminar este post sem colocar umas fotinhos do pessoal na roda de samba na ONG Teia, após o segundo dia de Oficina.. No dia do festival vai ter de novo..

Nayara, Marta, Raul, Genja (Este que vos fala), Ives e Davi - que fez a pergunta de hoje

 

E aí, mostrando aos alunos como não se faz: Raul! Direto da espanha solando a estrutura do evento... porque eu fui dar idéia???...

Isso porque o Raul nem bebe Pouco
Sem mais para o momento, como inspirou-me o Adriano na lista do cume esta semana: Eu aqui do meu velho e querido banco….

3 pensamentos sobre “Genja Responde…

  1. Vou colaborar com o “Genja responde”. Na minha opinião, pra quem está començando a escalar, pode comprar a pior e mais barata sapata, sempre que seja da talha adecuada. A diferencia entre sapatas melhores o piores pra escalar só vai notar a partir de (sei lá) 7º grau brasileiro? O único que um inciante pode distinguir de umas sapatas de escalada é se som mais cómodas ou menos. Por isso, eu sempre recomendei a os inciantes não gastar muito nas primeiras sapatas (além de que nunca pode saber se vai continuar escalando depois de um ano, é muito cedo pra saber isso). Por isso, umas tipo Ninja de Boreal por 50 € som ótimas.

    Enquanto a foto… Efectivamente Genja, estava mostrando pra os alunos do curso o que não deven fazer! A escalada urbana está reservada pra escaladores espanhois bebados!

Deixe um comentário