Review da Mochila Escapist 30 – Osprey

Osprey-Fjord-color-lrg

Mochila Osprey – Escapist 30

Depois de mais de um ano e meio utilizando a Escapist, sinto-me com bastante propriedade para falar dessa mochila. De maneira geral, uma mochila de 32L pequena por fora, grande por dentro, com vários bolsos para garantir organização e muito confortável. Prática, ágil, de rápido acesso e eficiente.

1 – Das finalidades

Utilizei essa mochila em várias ocasiões. Na cidade, no mato, pra escalada em Boulder na rocha, pra Escalada Esportiva, pra andar de bike, pra ir pro treino de Climb na resina, nas trips como mochila auxiliar pra levar as roupas, toalha, necessaire, etc.

De maneira geral é uma mochila com excelente espaço interno: Cabe dentro dela muito mais coisa do que aparenta. Como é uma mochila menor, a maior parte das vezes em que usei ela foi quando eu não precisava levar uma corda e todo o equipamento de escalada. Por isso nas “boulder sessions” ela brilhou muito, pois dentro dela cabe tranquilamente a sapatilha, magnésio, esparadrapo, blusa de frio, loninha, água, comida, lanterna, e “outras coisinhas mais” que costumo levar.

2 – Do conforto

 

A maior diferença em relação às outras mochilas (além da abertura do compartimento principal ser por ziper) é o material dos ombros e barrigueiras. Com um material leve e “vazado”, coberto por telinha, dificilmente aparece aquela mancha de suor na roupa quando vou de bike treinar pois a transpiração evapora rapidamente, garantindo conforto enquanto dá estabilidade pra mochila. O costado AirScape – já presente nas outras mochilas – nessa versão menor brilhou muito e a única ocasião em que senti qualquer desconforto foi quando, numa medida exagerada pra leva-la ao extremo, consegui colocar dentro desta mochila de 32L tudo que eu normalmente coloco na de 45L, o que inclui corda de 70m, costuras, cadeirinha, sapatilha, saquinho de magnésio, água, garrafa de café e a loninha. Ela aguentou firme mas  ficou evidente que eu havia passado um pouco do limite. Nas outras 99,9% das vezes, parecia uma pluma nas costas (na verdade só de tirar a corda já resolveu meu problema de conforto).

3 – Da organização interna e externa

 

A-do-rei os vários bolsos pra manter as coisas organizadas, fazendo qualquer pessoa com TOC (transtorno obsessivo compulsivo) regozijar-se com suas coisinhas nos seus devidos lugares.  Não vou nem falar dos puxadores do ziper que são delicinha. Mas o celular e carteira cabem no bolso superior, nas barrigueiras cabem as chaves, cartões, canetas, protetor labial, barrinhas energéticas. No bolso do peito cabe a headlamp , no bolso maior frontal cabe o esparadrapo, mag líquido, pomada cicatrizadora (+Climb), fita adesiva (que eu uso pra marcar vias aqui na Ufscar) e até o meu estojo de primeiros socorros em algumas ocasiões. E no bolso frontal de telinha cabe o Teraband (ou tripa de mico que faz a mesma coisa e custa 1/5 do preço da teraband hehe) e outras pequeninces. O acesso ao compartimento principal por ziper tanto por cima quanto por baixo também é um fator que agiliza bastante quando você quer pegar algum ítem dentro dela. E um elemento interessante também é que tem um ziper interno que quando fechado separa o compartimento principal em dois. Assim, a abertura inferior agora da acesso a um compartimento praticamente isolado do de cima, bom por exemplo para deixar a blusa de frio ou anoraque que você só vai precisar no fim do dia.

 

5 – Da adaptabilidade pra quem anda de Bike

 

Se você anda de bike, você precisa dessa mochila. Ela possui muitas funções que facilitam a vida de qualquer um! Começando pelo “Clipe” porta-capacete que te faz economizar um bom espaço dentro da mochila, e que é de uma simplicidade impressionante. Possui Capa de chuva integrada com o logo da Osprey refletivo, então nada de molhar seus “pertences” na hora de voltar pra casa durante aquele fim de tarde chuvoso. Tem também uma alcinha pra colocar iluminação, que “na minha época*” era extravagância e hoje em dia eu considero ítem essencial pra todo ciclista. Aliás, ela é toda trabalhada no design refletivo, podendo ser vista desde muito longe por carros no trânsito. E claro, não poderia faltar o compartimento externo para reservatório de hidratação. Você pode recompletar seu reservatório de água sem ter que abrir a mochila ou comprometer o espaço interno. Ah, e o espaço  lateral de telinha pra levar garrafinhas também pode ser utilizado pra carregar outras coisas como garrafa térmica, tocas ou o que você achar necessário!

6 – Das multifunções

 

Se o anel do filme “Senhor dos Anéis” tinha como lema “One ring to rule them all” (Um anel para governar a todos), essa mochila é “uma mochila para usar pra tudo”. Nesses últimos meses com a Escapist 30 pude leva-la para festivais de Boulder, Passeios de Bicicleta, treinos de escalada (ah, esses foram muitos!) e várias trips. Me atende em todos os aspectos que eu preciso: conforto, organização, espaço e volume interno e estabilidade. E até as características para ciclistas que eu nem sabia que podia contar com elas me surpreenderam. E quem não pode nem ver a mochila que já fica toda animada é a minha cachorrinha Miuxa, que adora a mochila pois já sabe que vai passear!

IMG_1516

Miuxa não deixa ninguém chegar perto da Osprey Escapist 30!

 

7 – Considerações finais

No final das contas a Escapist é uma mochila excepcional. Depois de um ano e meio de abuso, não apresenta sequer um sinal de desgaste. Seu conforto se sobressai sobre as outras e a praticidade para funções e tarefas do dia-a-dia de ter que ir de um lugar pro outro e levar muitas coisas a tornam uma companheira inseparável, que não só facilita a vida como te apresenta várias funções que você nem sabia que podia contar com elas. Gostei muito  dela e me surpreendi, pois por ser uma mochila relativamente “pequena”, cabe muita coisa dentro dela, e, apesar de a gente imaginar que para pequenas quantidades “qualquer” mochila serve, NÃO, com tantos bolsos e funções ela é diferente e faz valer a pena!

E se você está procurando por uma mochila Osprey, dê uma olhada aqui na Quero Escalar!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s