Pense fora da caixa!

Ué? Não conhece não?

Ué? Não conhece não?

Fala a verdade: Quase todos os vídeos de escalada que você vê são sempre dos mesmos figurinhas: Alex Honnold, Chris Sharma, Daniel Woods, Sasha Digiulian, Daila Ojeda, Nina Caprez, Dave Graham entre outros bambambam’s do climb. O seu sonho de consumo são as cadeirinhas e mosquetões da Petzl, cordas da beal e sapatilhas La Sportiva e 5.10, não é não? Pois você sabia que existe um mundo inteiro de produtos lá fora muito bons, até melhores que esses que não chega até você? Que existe uma infinidade de escaladores fazendo vídeos geniais que não chegam até você? Pois é, em breve vou fazer um post sobre algumas dessas marcas, mas adianto que não necessariamente seu sonho de consumo é o que há de melhor no mercado. Eu já vi freio USClimb igualzinho da Black Diamond por exemplo. “Guspido e escarrado”. Pela metade do preço ou 1/3 e mesmo assim neguinho quer o BD. Vai entender. Eu por exemplo quando tive uma cadeirinha petzl não me adaptei muito bem a ela, Comprei outra nova da mesma marca e não me adaptei. Mudei o tamanho, e nada. Até que bati o olho numa Edelrid, provei, ouvi a musiquinha, e estamos apaixonados até hoje 😉 Bem, mas hoje não quero muito falar de equipamentos, apesar de ser minha grande paixão falar sobre isso. Vou postar vídeos muito bons de escaladores que ninguém conhece, fazendo vias que ninguém ouviu falar em picos que ninguém conhece. E São vídeos sensacionais, atletas super fodas. Aliás, pra vc um atleta foda é o que manda dôzimo grau sem suar ou o que treina todo dia e rala pra caralho, deixa um monte de coisa de lado e vai lá e manda com 50 tentativas o mesmo dôzimo? Ou até mesmo ônzimo, décimo, nono… não importa muito né? O que fica é a atitude. É claro que mandar um grau alto não é só sair fazendo força, é preciso muita coisa por trás como organização, determinação, foco,  um pouco de sorte e genética serão decisivos também em alguns casos, mas enfim. Vamos agora testar sua índole pra ver se o que lhe interessa são os fodões mandando dôzimos ou se curte também vídeos de lugares maravilhosos com vias bonitas, com gente que se esforça muito pra mandar o grau que manda (tá, eu sei, os fodões treinam mto tbm, to ligado, mas deixa minha licença poética defender os que também treinam muito mas ainda não chegaram no topo da tabela de graus). Enfim, vamos ao que viemos e que tal videozinhos?

Começando com Samsara, esse vídeo de dois “alemões” escalando uma via de várias cordadas. Muito bom, 10 minutos, full HD, sensacional fotografia. E não esqueça de ligar a legenda em inglês, se não vc nao vai entender nada!

E mais um, esse na Sicilia, meio em Italiano, meio em inglês. O First Ascent de uma via que no vídeo, é confundido com abertura e redpoint. O cara subiu a via, mas mandou o crux em artificial pq não viu jeito de isolar o move (é um 9c – 8a fr). Aí alguns anos depois ele mesmo foi com um amigo seu mais forte lá e seu amigo mandou. Anônimos que mandam bem! Bom vídeo:

Aqui mais um desconhecido, (talvez não para o Raul), um espanhol repetindo o primeiro 9c (8aFr) da espanha, mandado pela primeira vez em 86. Via de 15m, de muitos regletes e movimentos explosivos. Deu até vontade de dar um peguinha, mesmo eu temendo-os (regletes)!

E essa é a extensão do boulder “Girl”, cujo nome é Girl from Ipanema, V11. Minas desconhecidas, boulder idem:

E aqui três amigos fazendo uma via de parede num pico aqui na espanha chamado Galayos. Interessante. E desconhecidos:

E se vc acha que escalada no brasil é novidade, imagina em Oman… Não, não é a terra natal do Dan OsMAN kkkkkk (TU-DUN-TSSSSSS)… É lá nas arábias.. Lugar bonito!

E aqui uma compilação aleatória de movimentos dinâmicos em escalada… Tem alguns famosos, não tem como eles não aparecerem hehehe

E todo mundo sabe que eu A-DO-RO a Devils tower. Quando eu for pros EUA vou primeiro escalar ali e só depois vou pra Yosemite (talvez eu até pare antes por Indian Creek). Esse video da Devils é muito legal, aliás, um dos melhores sobre o pico nos últimos anos (só não ganha do da Catherine destivelle, que eu ia deixar linkado aqui, mas é tão bom que eu vou é colocar aí embaixo também):

Do vídeo da Catherine destivelle aprendemos que devemos passar a corda antes de começar a escalar, e que só escalamos em solitário vias que se der merda, podemos solar kkkk (E que roupas tom-sur-tom estavam na moda no começo da década de 90) Detalhe para o momento esguichos de suor das mãos quando ela se desencorda no meio da via, com uma mão só. Esse vídeo tem tipo 20 anos então não venha dizer que é spoiler hehehe.

Bom, e pra terminar, um famosinho… (escalador e pico – não tem como fugir muito!) aqui o Mino da nina caprez, Michael Fuselier, fazendo psicobloc em Mallorca, na espanha:

E deu né? Hoje é isso, se tudo correr bem vou ter novidades incríveis em breve! Aguardem! E antes, que eu me esqueça… Qual a boa do finde?

Bjos!

Um pensamento sobre “Pense fora da caixa!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s