Escale como um profissional

Olha lá que bobo subindo o pé na altura da cabeça!

“Olha o Genja com a mão na nuca de novo!”

Saiu semana passada no 8a.nu sobre como treinadores olham alguém escalando e já dizem se a pessoa é um escalador de elite ou um newba. Assim como tudo e qualquer post que o Jens coloque lá, independente do que seja, todo mundo já cai de pau em cima dele, por mais que seja pertinente. Enfim, tomei a liberdade de traduzir pois achei muito legal e concordo com as observações:

Início da tradução livre:

A maioria dos treinadores consegue julgar o nível de qualquer escalador em apenas 15 segundos. Aqui estão algumas dicas rápidas de como parecer um profissional, além é claro de evoluir mais rápido.

1. Olhe para baixo
Escaladores profissionais olham para baixo na altura de seus pés para manterem-se relaxados e para colocar os pés altos da melhor maneira possível. Inclinar a cabeça para trás só cria mais tensão em suas mãos.

2. Pés altos
Escaladores intermediários as vezes tentam subir um pé tão alto quanto possível, o que resulta em posições nas quais fica difícil de visualizar outras agarras tanto de pé quanto de mão e até mesmo soltar uma mão para buscar outra agarra. Em vez disso, suba os pés pouco a pouco de maneira gradual (a chamada “pedalada”) para que você consiga alcançar agarras mais altas de maneira mais confortável, possibilitando ir para as próximas agarras de maneira mais sólida.

3. Mudanças de Ritmo
Parar e ir é o truque que todos os profissionais usam, enquanto que os escaladores intermediários costumam escalar as vias inteiras com o mesmo ritmo. Sempre treine alguns movimentos rápidos para o caso de precisar deles em alguns tipos de crux.

4. Descanse, descanse, descanse
Um profissional está 100% focado enquanto está descansando, quase como uma meditação. Você pode notar que ele move seu corpo bem lentamente e o truque é a respiração.

Fim da tradução livre. 

E é isso, a gente sempre tenta ensinar a mulecada a chapar o pé na parede pra fazer moves de pés altos, mas parece que eles não entendem! Mas tudo bem, tem coisas que só mesmo as horas de voos e horas de escaladas na rocha (isso é o básico, se nem isso vc faz, putzzz) e mais além, nos picos fora do quintal de casa! Confesso que quando eu comprei minha primeira sapatilha importada, meu trabalho de pés melhorou e nem foi tanto pela sapata ser boa (mas foi) mas por eu achar que ela ficava tão bonita no meu pé que eu passava a olhar mais para meus pés e acabava fazendo um trabalho de pés nas vias muito mais minucioso! hahahaha

As agarras de pé estão lá, mas se você não olhar com os olhos, nao as verá!

As agarras de pé estão lá, mas se você não olhar com os olhos, nao as verá!

Desejo um feliz ano novo a todos os leitores do blog, seus lindos*, Obrigado pelo carinho e pelo acesso! Sei que vocês não gostam de comentar (mas vocês podem viu, eu nem ligo;) ) mas eu sei que vocês estão aí pelas estatísticas e pageviews!

*menos o viado do ives que só entra e vê as fotos e não lê nada, puto!

2 pensamentos sobre “Escale como um profissional

  1. Rodri, sería muito legal propor perguntas para as pessoas debatir o comentar. Tipo: “o debate o a pergunta da semana é…” . Os temas poderíam ser em relação a assuntos controvertidos o para oferecer as opinões dos leitores do teu blog. Talvez assim você tenha mais comentários. porque as vezes é muito legal ler seus relatos, asistir os vídeos mas não tem o que comentar. Da outra maneira podería ser mais aberto a participaçãoo das pessoas.
    Bom, é so uma proposta que estive pensando depois de ler seu post (muito legal, como sempre guiño guiño)
    Besotes guapo y hasta el próximo post

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s