Porque eu devo ir ao EMESC?

Não deixe de prestigiar um evento desta magnitude!

Eventos de escalada ultimamente têm se resumido a filmes de escalada, ou a encontros na rocha seguidos de competição. Esse tem tudo para ser um evento diferente, como foram suas duas edições anteriores, que foram um sucesso. Nem é preciso falar da escassez de eventos de qualquer tipo relacionado com ESCALADA em si, e que prestigiar eventos desta magnitude é um dever cívico como escalador, tanto para apoiar a “causa” escalada, quanto para fomentar novos eventos deste tipo, quanto e, para os mais egoístas, para benefício próprio! Confira comigo algumas razões bem claras:

– 1° Vai ter palestras de elevada importância, que você, como escalador não pode perder. Se você escala há algum tempo, pode começar a se preocupar com seus tendões, e a palestra do doutor koberle vai ser mais do que “Doutor, dói quando eu faço assim. Então não faz assim!” que é o que 99% dos médicos vão te dizer quando vc tiver uma lesão por escalada. Melhor que isso, você vai aprender a evitá-las, seguindo a orientação de um profissional (ortopedista) que é escalador de verdade.

– 2° Se você já ouviu falar das federações de Montanhismo, da possibilidade da escalada entrar nas olimpíadas ou como a federação pode ajudar a manter um pico de escalada aberto ou abrir novos(resumindo, pra que serve e “o que eu tenho a ver com isso”), Vai haver uma palestra da FEMESP explicando sua atuação e porque uma associação como o CUME deveria filiar-se, colocando todos os pingos nos i’s. Especial importância principalmente porque a participação da federação ultimamente tem-se concentrado ali ao redor da capital, deixando-nos aqui no interior ilhados e órfãos de uma orientação especial, nos obrigando a atuar de forma sempre autodidata.

– 3° Abertura de vias, com o cara que foi um dos maiores responsáveis por eu, você e muitos dos seus amigos estarem escalando hoje: Mauricio Tonto. Pra não ir muito longe, é o cara que conquistou a visual, no cuscuzeiro, a via mais famosa da região. Isso pra não falar que quase metade das vias do cusco até uns anos atrás eram de sua co-autoria. Vai ser legal ouvir o Tonto falando sobre conquistas, ética, história, proteções e um pouco de sua experiência como conquistador. Com certeza vem preencher uma lacuna ha muito deixada na região que é uma referência na abertura de novas vias.

– 4° Edmilson Padilha. O nome por si só já é uma lenda. Um dos se não o melhor escalador do Brasil, com muitos picos e conquistas nos picos patagônicos, é do tipo de cara que não abre uma via, abre uma falésia inteira pra comunidade escaladora. Sem contar que é o dono da Conquista montanhismo, uma das, se não a, melhor marca de equipamentos de montanhismo genuinamente brasileira. Com a exibição do filme TEPUI, que narra a escalada da lendária via no Salto Angel pela equipe de Brasileiros no verao passado, com certeza esse 4° motivo já seria suficiente e de sobra para você ir ao Emesc.

– 5° OFICINAS – Quando foi seu ultimo curso de escalada? Aliás, vc tem um curso de escalada? Na europa cresce cada vez mais o número de acidentes em falésias esportivas devido ao aparecimento dos escaladores de plástico, que de um dia para o outro passam numa loja, deixam o equivalente a duzentos ou trezentos reais, e levam corda, costura, sapatilha, cadeirinha…. (é, é foda, no brasil tudo isso nao sairia por menos de 1500), e saem para escalar na rocha, sem nem ao menos saber fazer segurança ou desmontar uma parada. CUIDADO! Escalada é coisa séria! Busque conhecimento, busque informação, e busque aprender com quem já passou pelo mesmo que você está passando! A oficina para iniciantes em escalada esportiva visa justamente nivelar o conhecimento de quem esta tendo os primeiros contatos com o mundo vertical, ou que pretende te-los em breve. A de autoresgate é de suma importancia para os escaladores que já estão na estrada ha um tempo e querem agregar conhecimento e segurança às suas práticas, tornando-se apto a poder sair de situações de risco por si sós. A oficina de orientação é de fundamental importancia para todos pois a leitura de mapas e bússolas é um si ne qua non para todo montanhista que deseja algo mais que “um pic nic no parque ecológico” como a aventura mais radical de seu final de semana”.

– 6°  Um dos mais emocionantes motivos para você Participar do EMESC!! TCHAN TCHAN TCHAN TCHAN!!!!!!  A Parede de Escalada da UFSCAR foi totalmente reformulada (OK, a face abaolada), e quase mil reais em agarras foram dispostas de maneira que a parede está de cara nova, com vias novas, e um Festival marcará a inauguração desta face, dando seguimento ao EMESC, fechando-o com chave de ouro no domingo. O Festival nos moldes do que aconteceu ano passado, e que foi o maior sucesso de todos os tempos, vai ter a modalidade de escalada esportiva e boulder, sendo ótima oportunidade de escalar, conhecer, pretigiar e ver que raio de escalada é essa que todo mundo fala. VENHA EXPERIMENTAR!! Venha conhecer as novas agarras, a nova disposição das agarras que o ROUTE SETTER Beto Severian preparou! Novas vias principalmente para os iniciantes e escaladores intermediários, não percam! Tudo isso num ambiente agradável ao ar livre atrás da biblioteca da área Norte da UFSCar, ao lado de um bosque de araucárias, e com lanchonete (que eu não sei se vai estar aberta) há poucos metros!

Caixa d'água onde realizar-se-á o fechamento do evento domingo, e em segundo plano o Boulder (direita).

– 7° se nenhum dos outros motivos te convenceram a comparecer no EMESC, bem, sinto muito, você é uma causa perdida mesmo, melhor vc ir escalar sozinho no final de semana, porque todos os outros escaladores conscientes da região vão estar prestigiando o evento! Agora, quer um ultimo motivo? Sorteio de brindes no final! Ahahaha! Agora você vai né ladrão! kkkkk Bora lá!  Entra no site e faça já sua inscrição:

www.cume.org

 

PS – Ah! Sábado vai rolar uma confraternização… se preparem… pq tem um escalador espanhol vivendo aqui em São Carlos que é bom de copo que eu vo te contar!! Quero ver quem tem as moral de bater esse aí no quesito fígado de aço!!

 

3 pensamentos sobre “Porque eu devo ir ao EMESC?

  1. Fala RApaz

    Em breve será vc que estará dando palestra sobre escalada, quando isso acontecer eu irei te prestigiar….

    Att. Seu companheiro de idas ao maguila !

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s