Jerica

Jerica, sempre mto bonito! Ruinas ao topo da falesia..

Neste final de semana fomos conhecer um local com aproximadamente 300 vias, chamado Jerica (se lê Rérica). O Raul tinha um casamento a noite, entao nos deixou por la depois de escalarmos um pouco, e foi buscar no dia seguinte, na volta da casa de seu avo, a quem ele devia visitar. O lugar è estupendo, porem, a caracteristica do lugar è a tal “placa”… ou seja… aderencias: Vias levemente positivas com pequenas croquinhas e sovadinhos. No Calcàrio!! Claro, sempre um agarrao aqui outro ali, mas nao com a constancia que eu gostaria. No primeiro dia estava tanto sol, que escalamos duas vias, e fomos para a cidade (caminhando 10minutos) comer alguma coisa, pois a sapatilha estava queimando.

Raul e eu no centro de Jerica

O Raul entao foi pro casamento, e a Naná e Eu voltamos pra falesia, para escalar do outro lado do vale, onde ia ter sombra dali uma hora. Entre as duas paredes da falesia (uma de frente pra outra) passava um rio, e com o Calor que estava, um pequeno mergulho era mais do que preterido…

Agua tao gelada, que so deu pra por a cabecinha!

So que a agua estava tao gelada, mas taaaaaaaaao gelada, que mesmo num calor de 40 graus, so tive coragem de molhar ate o joelho e a cabeça…

Laguinho, local bonito, muita pedra!

Era torturante: A gente ali num calor de 40 graus escalando (pelo menos na sombra) e a galera pulando dando altos txibuns no lago!!! Pelo menos eu sabia que se eu descesse ate ali nao ia entrar na agua pois aquilo ali pra estar gelada precisava esquentar uns 10 graus!!

Igreja com traços da ocupaçao Árabe - Na foto as duas paredes, uma na sombra, e a outra com sol! (de manha inverte)

Depois da tentativa frustrada de entrar no rio, fomos escalar. Com a foto do croqui em manos, fomos tentar decifrar as vias. O bom (to adorando esta historia de nomes de vias no pè das mesmas!) è que dava pra saber quais vias eram quais baseado em algumas que tinham nome e podiamos nos localizar mais facilmente pelo croqui…

Fizemos as vias 36, 37 e 32.. lindas fendas chapeletadas!

Nana e a fenda com sua chapa-metade

Depois de muito me divertir entrei num sexto grau horrivel, de regletinhos, cheguei na quarta chapa fiz um macgyver e desci, ninguem merece!!

E fomos a procurar um posto para passar a noite. O melhor que encontramos era inclinado uns 15 graus, ou mais! hehehe tinhamos que ficar escalando a noite inteira pra nao acordar fora do isolante =D

Jantando e se preparando pra dormir!

No dia seguinte tiramos pra escalar os quintinhos e sextos sem compromisso, nas aderencias. Ja que fazer vias mais fortes seria mais sofrimento que curticao, num estilo que nao nos agrada, pelo menos foi divertido guiar uma via tao facil como a pervas, mas com 25m, meio positiva, cheia de patacoes. E a vista! Adorei! Nao sabiamos qual seria o grau, so sabiamos que ali naquele setor so tinha quintos e sextos mesmo.

No fim do dia o Raul foi buscar-nos, voltamos pra casa, e hoje foi dia de descanso.

Escalando com esse visual...

Naná guiando um pouco...pra desenferrujar...

Nao pus nenhuma foto minha pois estavamos em 2, e nao deu pra tirar muitas, mas as fotos do lugar valem a pena! Tambem porque as vias nao eram la o meu estilo preferido, entao nao pilhava de ficar fotografando… Mas fiz um video muito legal na sexta feira na praça de Valencia com a Nana, fazendo slackline…

2 pensamentos sobre “Jerica

1. Que da hora genja, muito fera as vias, bonita a rocha…
    Vocês mandando bem no slack, acho q vai ser vc em genja que vai fazer o FA da slack la no cusco, vai ser uma super produção…

Kamom aee pra vcs, boas escaladas…um bejo pra voce e um tapa na cabeça pra nana…